quarta-feira, 24 de setembro de 2008

parkour

Um dos objectivos do atelier de desporto é, para além da óbvia prática de exercício, a descoberta do maior número possível de modalidades. Porque ao contrário do que é a norma, há vida para além do futebol. Desta vez partimos à descoberta de Águeda de uma forma menos convencional, através do parkour. Como se pode comprovar pelos vídeos, adorámos e queremos repetir. Resta-nos agradecer ao Guilherme Antunes a disponibilidade para nos ensinar e explicar os diferentes movimentos, de forma gratuita!



Parkour (por vezes abreviado como PK) ou l'art du déplacement[1] (em português: arte do deslocamento) (japonês: hoshinjutsu - em português técnica de evasão) é uma atividade com o principio em se mover de um ponto para outro da maneira mais rápida e eficiente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano.[2][3] Sendo criado para ajudar alguém a superar obstáculos que poderão ser qualquer coisa no ambiente circundante — desde ramo de árvores e pedras até grades e paredes de concreto — e pode ser praticado em ambas áreas rurais e urbanas. Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceurs e mulheres como traceuses.[4]

Fundado por David Belle em França, parkour foca em praticar eficientes movimentos desenvolvendo seu corpo e mente para poder superar obstáculos em uma emergência. Também pode ser uma forma de entretenimento ou passa-tempo.

Sem comentários: